• Curso Exclusivo: Sim
Formas de Pagamento
  • Curso Exclusivo Sim
  • Curso Exclusivo Sim

Período de 15/02 a 29/03/22

No curso de Introdução, vamos compreender as  bases da CNV - autenticidade, compaixão e empatia - a partir da reflexão a respeito do que elas propõem e dos passos que ajudam a nortear a prática da CNV - observação/ sentimentos/ necessidades/ pedidos.

OBJETIVO

Apresentar a filosofia que alicerça o pensamento do Marshall Rosenberg, psicólogo norte-americano que sistematizou a CNV.  

Oferecer os conceitos básicos que podem auxiliar o participante a introduzir a proposta da CNV aos relacionamentos intra e interpessoais.

Convidar os participantes a práticas individuais e em grupos, para se conectarem à filosofia de vida proposta pela CNV.

Modalidade EAD - Ensino à Distância

Online via Plataforma IMA
Aulas participativas online – Terças das 19:00 às 21:00hs
Carga horária - 12 horas divididas em 6 encontros ao vivo.

Conteúdo
  • Aula 01 - Aberta ao público, gratuita, mediante inscrição junto ao IMA. Apresentação do curso, conceituação da CNV e sugestão de prática.
  • Aula 02 - "Convite a olhar para além dos julgamentos" - Um dos pilares da CNV é identificarmos os nossos julgamentos e avaliações e nos abrirmos para novos olhares.
  • Aula 03 - "O que está vivo em mim?" - Acolher e nomear sentimentos, assumir responsabilidade por eles e investigar as mensagens que querem comunicar.
  • Aula 04 - "Escolhas" - Conhecer e identificar as necessidades humanas universais, buscar estratégias e colaboração para nutri-las.
  • Aula 05 - "Empatia" - Como a CNV compreende a empatia? Quais são os convites que ela nos faz para construirmos conexões, relacionamentos e sistemas sociais com mais espaço para a Autenticidade, Compaixão e Empatia?
  • Aula 06 - "Vivência de CNV" - Aberta a alunas/os e ex-alunas/os do curso de CNV do IMA.
    Oportunidade de participar de práticas que nos aproximam da proposta da CNV.

Público Alvo

Facilitadora

IMA Instituto
Marina Mazzoni
Jornalista, facilitadora de Comunicação Não Violenta

Conheceu a CNV em um workshop com Dominic Barter, precursor da CNV no Brasil. Participou da formação em CNV da Konekti e do curso "Construção de habilidades de liderança de acordo com a Comunicação Não-Violenta" - com Alan Seid, treinador certificado pelo Center for Nonviolent Communication. Facilita Jornadas e Práticas de CNV e mantém um grupo no TELEGRAM sobre Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz