Cursos de Aperfeiçoamento

Curso Mediação Empresarial

Curso de Mediação Empresarial Online

  • Mediação : Sim
  • Conciliação : Sim
  • Negociação : Sim
  • Crescimento Profissional : Sim
Curso Mediação Empresarial

Sobre o Curso

Objetivos: 

 - Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos no segmento da mediação empresarial a operadores do Direito e profissionais de outras áreas do conhecimento.
- Estudar os fundamentos da mediação e as técnicas mais utilizadas nas instituições empresariais.
- Contribuir com a prevenção e gestão de conflitos no ambiente corporativo, visando ampliar a construção da cultura da paz.
 

Diferenciais:
- Professores extremamente qualificados;
- Conteúdos selecionados para atender demanda;
- Carga horária ideal para uma atualização.

Modalidade Ead - Ensino à Distância
Online via Plataforma IMA
Período – de 11/05 a 13/07
Aulas participativas obrigatórias online – Terças e quintas 19:00 às 22:00 
Frequência mínima obrigatória: 80%

Carga horária: 54 horas divididas em conteúdo teórico e prático

Conteúdo

 - Nivelamento dos conhecimentos sobre aspectos teóricos:  conceitos básicos, princípios,  procedimento da mediação, tipos de mediação e ética do mediador;
- Habilidades do mediador e estrutura organizacional sustentável e sistêmica. Estruturação e especificidades da mediação na área empresarial;
- O olhar do Direito de Família na atividade empresária;
- Introdução ao Direito Empresarial. Formação da Empresa. Estrutura societária. Empresários individuais e sociedades. Contrato social – elaboração da cláusula de mediação;
- A Lei de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência;
- Dissolução das sociedades empresariais;
- Apuração de haveres;
- Teoria Geral de Contratos;
- Aspectos trabalhistas empresariais atuais;
- Gestão de Pessoas. Relação com colaboradores. A mediação como prevenção de conflitos na atividade empresária;
- Compliance. LGPD;
- Direito digital;
- Simulação de mediação empresarial.

Público Alvo

Profissionais do Direito e das demais áreas do conhecimento que queiram conhecer e/ou trabalhar na mediação empresarial.

COORDENAÇÃO E CONVIDADOS

COORDENAÇÃO DO CURSO

Rita Andréa Guimarães - Psicanalista, Mediadora judicial e privada, Instrutora de Formação de Mediadores pelo CNJ, graduada em psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), mestre em Mediação e Negociação pelo Institut Kurt Bosch y Université de Genéve (Suíça), graduada em Mediação pelo Programa de Estúdios de Postergado de Pós-graduação da Associação civil (Argentina – Buenos Aires), graduada em Médiation approfondie pelo Institut Michèle Guillaume-Hofnung-IMGH-(França–Paris). Integrante da Comissão Internacional do Prêmio Prix de la Paix Civile “- Paris- (2017). Coordenadora e Autora dos livros Mediação de Conflitos – A Emergência de Um Novo Paradigma - Ed. Del Rey , Diálogos entre Direito e Psicanálise – Ed. RTM, Mediação - A Travessia Através da Palavra-Ed Sete Autores,  Presidente do Instituto e Câmara de Mediação Aplicada (IMA).

Inês Campolina  - Doutora em Direito pela UFMG. Mestre e Especialista em Direito Empresarial. Graduada em Direito e Administração. Mediadora Internacional -AMC e Nacional –CNJ e IMA. Autora da Mediação Fenomenológica. Certificada em Foresight. Consultora em Proteção de Dados. Founder da Edu.Con Consultoria e Treinamento. Vice-Presidente da Comissão de Direito Sistêmico e Justiça Restaurativa da OAB/MG. 

Maria Cecília Belo - Bacharel em Direito e em Pedagogia. Professora de Organização Judiciária e Gestão Judiciária,  Advogada, Mediadora certificada pelo IMA, Professora IMA Instituto e Sócia IMA Câmara

CONVIDADOS

Des. Moacyr Lobato - Desembargador do TJMG, Coordenador do CEJUSC Empresarial, Mestre em Direito pela UFMG. Pós-Graduado em Direito da Economia e da Empresa pela FGV. Doutor em Direito Privado pela PUC Minas. 

Des. Newton Teixeira Carvalho - Terceiro Vice-Presidente do TJMG. Coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Adequados de Solução de Conflitos e Superintendente da Gestão da Inovação do TJMG. Professor de Processo Civil e Direito de Família da Escola Superior Dom Helder Câmara. Pós-doutorado em Docência e Investigação pelo Instituto Universitário Italiano de Rosario.  Doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em Teoria do Estado e Direito Constitucional. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Dra. Martha Halfeld - Juíza do Trabalho. Doutora em Direito (Université Paris 2,Panthéon-Assas).  Presidente eleita do Tribunal de Apelação da ONU para 2021.

Corpo Docente

Ana Cristina Mendes


 Pós-Graduada em Perícia Contábil; MBA – Gestão de Negócios no Contexto Empreendedor e Controladoria Estratégica Financeira. Perita Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas, Perita Credenciada do Ministério Público-MG. Perita Extrajudicial com ênfase em Contratos Bancários e Avaliação de Sociedades. Integrante da equipe de Recuperação Judicial da empresa Granja Koga, LTDA – Fernandópolis – SP.  Co-autora do livro: Perícia Bancária-Casos Práticos. E sócia da ACM Perícia Contábil.

Andressa Silmara Rios


Advogada especializada em Direito das Famílias e Sucessões. Doutoranda e Mestre em Direito. Coordenadora do MBA em gestão e negociação de contratos do CEDIN. Professora universitária.

Arthur Vorcaro


Gerente Jurídico Gramado Parks S/A. - Executivo Jurídico com formação profissional em Direito Corporativo e Pós-graduado em Gestão Jurídica e de Contencioso pelo Ibmec. Mais de 12 anos atuando em departamentos jurídicos internos de empresas de grande porte, inclusive multinacional e de capital aberto. Forte atuação consultiva estratégica nas diversas áreas de negócios, com sólida experiência em Contratos, Imobiliário e Societário. Foco em gestão de processos e pessoas, prevenção e redução de passivos, implantação de indicadores e melhoria de processos e desempenho de equipes de alta performance.

Felipe Falcone Perruci


Gerente Jurídico e Chefe de Contencioso (LATAM),Doutorando em Direito Empresarial pela  - Universidade Federal de Minas Gerais (2017),UFMG , Mestre em Direito Empresarial (Faculdade Milton Campos/MG), professor em pós-graduação na PUCMINAS. Professor da Faculdade Pitágoras e PUCMINAS.

Igor Nunes Mesquita


Advogado; Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos; Cursou disciplinas em MBA em Gestão do Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (curso a ser concluído); Pós-graduado em Direito Tributário pelas Faculdades Milton Campos; Professor de Direito Processual Civil, Teoria Geral do Processo, Direito Empresarial e Prática Jurídica da Universidade Salgado de Oliveira – Universo BH; Ex-Professor de Direito Empresarial e Direito Tributário na Universidade de Itaúna/MG; Ex-Professor de Títulos de Crédito, Falência, Recuperação Judicial e Extrajudicial de Empresas na Unifenas – Campus B como prêmio de profissional do ano de 2005 pela ABRH e Prêmio Personalidade de RH de 2012.

Isabella Fonseca


Mestre em Direito Processual pela PUC MINAS, Coordenadora da Pós-Graduação em Inteligência Artificial da Verbo Jurídico,  Professora de Direito Processual Civil e Inteligência Artificial em Pós-graduação e na Graduação da PUC MINAS e ESA, membra do Instituto Brasileiro de Direito Processual e da ACADEPRO, organizadora e uma das autoras do livro Inteligência Artificial e Processo, do livro Advocacia 5.0, Litigation 4.0, Inteligência Artificial aplicada a tomada de decisões.

Julieta Martins


Assistente Social, especialista em Negociação e Mediação de Conflitos, Mediadora de Conflitos do CEJUSC BH – TJMG, Instrutora de Formação de mediadores pelo CNJ. Formada pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB, Instrutora de Mediação de Conflitos Judiciais titulada pela ENAM – Escola Nacional de Mediação e Conciliação/CNJ, Instrutora dos Cursos de Mediação e Conciliação na Escola Judicial Edésio Fernandes – EJEF e Supervisora dos Discentes. Pós graduada em Mediação e Negociação de conflitos

Rose Giacomin


Advogada, consultora acadêmica e com carreira prática empresarial consolidada. Escritora.  Professora de Direito Empresarial no Curso Fórum. Autora de diversos artigos em Direito Empresarial e com participação em obras jurídicas. Como função social da carreira é Editor-chefe da Revista da Academia Brasileira de Direito Civil, Membro do comitê avaliativo da Revista Síntese em Direito Empresarial da IOB, Membro do Conselho Empresarial de Educação da ACMINAS, membro da Asociación Argentina de Justicia Constitucional; membro do Instituto de Estudios Politicos y del Estado e membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/MG.

Silvano Aragão


Atua como executivo de Gestão de Pessoas há mais de 20 anos, atualmente está como Executivo de Gestão de Pessoas da Patrimar Engenharia S/A, professor da Pós-graduação da PUC Minas e do IETEC, Conselheiro da ABRH MG, formação acadêmica em Mestrado em Administração, MBA em Gestão de Pessoas pela FGV e Gestão de Negócios pela FDC, administração e engenharia civil. Obteve reconhecimento expressivos como prêmio de profissional do ano de 2005 pela ABRH e Prêmio Personalidade de RH de 2012.


  • PAG Seguro UOLÀ Vista por R$1.400,00