Cursos de Aperfeiçoamento

Curso Mediação Empresarial

Formação e Especialização do Mediador Empresarial - Curso Livre

  • Mediação : Sim
  • Conciliação : Sim
  • Negociação : Sim
  • Crescimento Profissional : Sim
Curso Mediação Empresarial

Período de 10/02 a 05/04/22

Objetivos

  • Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos no segmento da mediação empresarial
  • Contextualizar operadores do direito e de outras áreas para participação na mediação empresarial
  • Estudar os fundamentos da mediação e as técnicas mais utilizadas nas organizações empresariais
  • Contribuir com a prevenção e gestão de conflitos no ambiente corporativo visando ampliar a construção da paz

Diferenciais

  • Professores extremamente qualificados;
  • Conteúdos selecionados para atender demanda;
  • Carga horária ideal para uma atualização.

Modalidade EAD - Ensino à Distância

  • Terças e quintas 19:00 às 22:00
  • Online via Plataforma IMA
  • Aulas participativas obrigatórias online
  • Frequência mínima obrigatória: 80% das aulas online
  • Carga horária: 48 horas divididas em conteúdo teórico e prático
  • Turma será confirmada 48 horas antes da data de início formal

Conteúdo

 - Nivelamento dos conhecimentos sobre aspectos teóricos:  conceitos básicos, princípios,  procedimento da mediação, tipos de mediação e ética do mediador;
- Habilidades do mediador e estrutura organizacional sustentável e sistêmica. Estruturação e especificidades da mediação na área empresarial;
- O olhar do Direito de Família na atividade empresária;
- Introdução ao Direito Empresarial. Formação da Empresa. Estrutura societária. Empresários individuais e sociedades. Contrato social – elaboração da cláusula de mediação;
- A Lei de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência;
- Dissolução das sociedades empresariais;
- Apuração de haveres;
- Teoria Geral de Contratos;
- Aspectos trabalhistas empresariais atuais;
- Gestão de Pessoas. Relação com colaboradores. A mediação como prevenção de conflitos na atividade empresária;
- Compliance. LGPD;
- Direito digital;
- Simulação de mediação empresarial.

Público Alvo

Mediadores, operadores do Direito e profissionais das demais áreas que queiram conhecer e/ou trabalhar na mediação empresarial.


PERGUNTAS E RESPOSTAS

1- PARA PARTICIPAR DO CURSO É PRECISO SER MEDIADOR?

Para participar do curso não é preciso ser mediador. as primeiras duas aulas serão dedicadas aos aportes da mediação, no intuito de gerar nivelamento do conhecimento.

2- PARA PARTICIPAR DO CURSO É PRECISO SER ADVOGADO?

A Mediação é transdisciplinar, um modo de construir um conhecimento unificado, de fazer pontes entre vários tipos de abordagem. Requer a apreensão do fenômeno conflitivo como um todo indissociável e transdisciplinar. Para tal a profissão de origem não é o pré-requisito.

3- AS AULAS SERÃO GRAVADAS E DISPONIBILIZADAS?

As aulas serão online, realizadas na modalidade virtual remota síncrona, pelo Zoom. Serão gravadas e disponibilizadas aqui na plataforma do IMA para os alunos até um mês após o término das aulas. As aulas práticas não serão gravadas.

4- QUAIS OS REQUISITOS PARA CERTIFICAÇÃO?

É necessário 70% de frequência. A frequência nas aulas práticas é indispensável. Fique tranquilo nossa plataforma contabiliza seus acessos e a visualização das aulas.

5- O MEDIADOR EMPRESARIAL PODE SER UM FUNCIONÁRIO/MEMBRO DA DIRETORIA DA PRÓPRIA EMPRESA OU SEMPRE SERÁ TERCEIRIZADO?

Sim, o mediador empresarial pode ser funcionário, membro de diretoria ou terceirizado. O pré-requisito é ter formação para atuar como tal.

6- COMO FUNCIONA A HOMOLOGAÇÃO DE UM ACORDO FORMALIZADO DURANTE A MEDIAÇÃO EMPRESARIAL?

Os acordos são homologados pelo Dr. Juiz do Cejusc ou pelas Varas Empresariais.

COORDENAÇÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO

Rita Andréa Guimarães - Psicanalista, Mestre em Mediação, Mediadora judicial e privada, Instrutora de Formação de Mediadores pelo CNJ, graduada em psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), mestre em Mediação e Negociação pelo Institut Kurt Bosch y Université de Genéve (Suíça), graduada em Mediação pelo Programa de Estúdios de Postergado de Pós-graduação da Associação civil (Argentina – Buenos Aires), graduada em Médiation approfondie pelo Institut Michèle Guillaume-Hofnung-IMGH-(França–Paris). Integrante da Comissão Internacional do Prêmio Prix de la Paix Civile “- Paris- (2017). Coordenadora e Autora dos livros Mediação de Conflitos – A Emergência de Um Novo Paradigma - Ed. Del Rey , Diálogos entre Direito e Psicanálise – Ed. RTM, Mediação - A Travessia Através da Palavra-Ed Sete Autores,  Presidente do Instituto e Câmara de Mediação Aplicada (IMA).

Inês Campolina  - Doutora em Direito pela UFMG. Mestre e Especialista em Direito Empresarial. Graduada em Direito e Administração. Mediadora Internacional -AMC e Nacional –CNJ e IMA. Autora da Mediação Fenomenológica. Certificada em Foresight. Consultora em Proteção de Dados. Founder da Edu.Con Consultoria e Treinamento. Vice-Presidente da Comissão de Direito Sistêmico e Justiça Restaurativa da OAB/MG.

Maria Cecília Belo – Bacharel em Direito e em Pedagogia. Professora de Organização Judiciária e Gestão Judiciária, Advogada, Mediadora certificada pelo IMA, Professora IMA Instituto e Sócia IMA Câmara.

Julieta Martins - Mediadora judicial credenciada pelo TJMG. Mediadora formada pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB, Instrutora de Mediação de Conflitos Judiciais titulada pela ENAM- Escola Nacional de Mediação e Conciliação/CNJ, Instrutora dos Cursos de Mediação e Conciliação na Escola Judicial Edésio Fernandes-EJEF e Supervisora dos discentes


AVISE-ME

Deixe seu e-mail para saber mais sobre este curso!