Curso de Formação em Mediação e Conciliação Judicial e Extrajudicial - Módulo Teórico 40 horas
Formação Teórica do Mediador e Conciliador de Conflitos, 40 horas. O curso ofertado pela nossa instituição segue as diretrizes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM e os critérios do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, além de permear uma abordagem sistêmica do conflito e uma comunicação assertiva e não violenta.
Contamos com uma equipe transdisciplinar de profissionais com experiência na área, referências no mercado, com forte bagagem profissional no tema e comprometidos com a autocomposição.
Diferenciais IMA Instituto
- Uma instituição pioneira na Mediação de Conflitos no Brasil;
- Uma das primeiras instituições de ensino da Mediação a ser credenciada junto ao TJMG;
- Mais de 40 turmas formadas, cerca de 500 alunos capacitados;
- Oferece sessões de mediação em casos reais na formação dos seus mediadores judiciais;
- Corpo docente formado por profissionais experientes que realmente atuam com mediação no seu dia-a-dia profissional.
Público alvo:
Este curso constitui a primeira etapa teórica, essencial para a formação de mediadores e conciliadores judiciais, bem como para a capacitação de equipes de serviços notariais e registrais (Cartórios).
Destina-se também para:
- Operadores do direito
- Profissionais da área escolar
- Profissionais das áreas de saúde
- Profissionais que desejam se capacitar como mediadores e conciliadores extrajudiciais nas áreas familiar, condominial, empresarial, societária, consumerista, comunitária, ambiental, etc.
- Profissionais e pessoas interessadas em expandir suas habilidades interpessoais e na solução de conflitos
O curso oferece uma base sólida para o desenvolvimento de competências em mediação e conciliação, atendendo às necessidades de profissionais de todo o Brasil e capacitando-os para atuar de maneira eficaz em suas respectivas áreas.
Dúvidas frequentes:
Posso atuar como mediador ou conciliador extrajudicial fazendo este curso?
Sim, conforme o artigo 9º da Lei 13.140/2015 poderá atuar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nelas inscrever-se.
Qual a formação necessária para atuar como mediador ou conciliador judicial?
Conforme o artigo 11º da Lei 13140/2015 poderá atuar como mediador judicial a pessoa capaz, graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça.
Com esse curso eu passo a integrar o CCMJ (Cadastro Nacional de Mediadores do CNJ)?
Esse é o primeiro passo, o curso teórico de 40 horas. Finalizando com sucesso, você deve se matricular e também finalizar com sucesso o curso prático de 60 horas, com estágio supervisionado, completando assim a formação de 100 horas exigida pelo CNJ e Tribunais, tornando-se mediador judicial. Formando-se conosco aqui no IMA Instituto, você passa automaticamente a integrar a lista do CCMJ-CNJ.
Por que devo fazer o curso de mediação e conciliação?
A formação em mediação tem basicamente dois focos muito claros:
- Desenvolver, profissionalizar ou estabelecer-se em uma profissão que está se consolidando;
- Crescer enquanto pessoa humana, absorvendo novos conhecimentos, técnicas e valores, tornando-se um indivíduo mais completo e um cidadão capaz de manejar melhor suas questões e interesses. Por consequência, mais preparado e capaz de ajudar o outro.
Para o judiciário, os benefícios da prática executada por profissionais treinados são muitos. Entre eles, está a redução do número de litígios, do tempo para a análise dos processos e a possibilidade do usuário ter com mais rapidez a resposta definitiva ao caso que o levou a procurar a Justiça. O papel de profissionais conciliadores e mediadores são fundamentais na construção de um acordo.
No âmbito privado ou extrajudicial, profissionais especializados em facilitar diálogos e solucionar disputas nas empresas, nas famílias, escolas, nos condomínios, etc. têm a capacidade e a técnica para evitar que o conflito se agrave e possa ser solucionado sem recorrer ao judiciário.
Modalidade EAD - Ensino à Distância
Online via Plataforma IMA
Período – 40 horas
Aulas participativas obrigatórias online – Segundas e Quartas das 19:00 as 22:00
Aulas são gravadas para reforço – Disponíveis até o término do curso.
Investimento:
Módulo Teórico - 40 horas: R$1.600,00 à vista ou em até 12X pelo PagSeguro
Abrangência
"Venha ser um Mediador você também. Nossos mediadores são formados dentro de uma filosofia centrada no desenvolvimento do indivíduo, e no aprendizado das técnicas e ferramentas da mediação"
Serve a Advogados, Magistrados, membros do Ministério Público, Registradores e Tabeliães de Serventias Notariais e de Registro e seus prepostos, Servidores Públicos, Profissionais Autônomos, Bacharéis em quaisquer áreas do conhecimento, Diretores de escolas públicas e particulares, Professores, Psicólogos, Assistentes Sociais e demais profissionais interessados na área.